domingo, 8 de dezembro de 2013

“Invictus”, o poema que inspirou Nelson Mandela

“Invictus” é o mais famoso poema do poeta inglês William Ernest Henley (1849-1903).
Mandela contou que encontrou nas palavras de Henley a esperança e a força necessárias para manter-se vivo durante os 27 anos que esteve preso e condenado a trabalhos forçados.

Invictus

Dentro da noite que me rodeia,
Negra como um poço de lado a lado,
Agradeço a quaisquer deuses que possam existir
A minha alma inconquistável.

Sob as garras cruéis das circunstâncias
eu não tremo e nem me desespero
Sob os duros golpes do acaso
Minha cabeça sangra, mas continua erguida,

Mais além deste lugar de lágrimas e ira,
Jazem os horrores da sombra.
Mas a ameaça dos anos,
Me encontra e me encontrará, sem medo.

Não importa quão estreito o portão
Quão repleta de castigo a sentença,
Eu sou o senhor do meu destino
Eu sou o capitão da minha alma.



Extrato do filme "Invictus" (2009), de Clint Eastwood com Morgan Freeman no papel de Nelson Mandela.

Sem comentários: